ícone referente a acessibilidade
Z7_0PGI1A013H092069AFVTR60CP0
Z7_0PGI1A013H092069AFVTR60CP2
Z7_0PGI1A013H092069AFVTR60CP1

Sobre o cliente

Criado em 1997, o Poupatempo é um programa de atendimento ao cidadão paulista, gerido pela Secretaria de Gestão e Governo Digital do estado de São Paulo e operado pela Prodesp, a empresa estadual de processamento de dados.

Com uma ampla gama de serviços, o Poupatempo facilita a vida dos cidadãos, oferecendo a emissão de documentos pessoais, renovação da CNH, licenciamento de veículos e muito mais.

Para tornar o acesso ainda mais prático, o programa inovou ao instalar totens de autoatendimento em shoppings, supermercados e estações de metrô, garantindo que a população possa utilizar os serviços com facilidade e comodidade.

 

Cenário

A pandemia foi um catalisador crucial para a digitalização dos processos do Poupatempo, gerando uma necessidade urgente de ampliar o acesso aos serviços públicos.

Para dar continuidade a esse processo de transformação digital, a Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD) assumiu a liderança, implementando ações que resultaram em melhorias significativas.

Z7_0PGI1A013H092069AFVTR60CP3

+ 43M

Atendimentos em 2023

65%

Atendimentos por meio de canais digitais

R$724M

Economizados em folhas de papel com a digitalização

R$4,2M

Economia com logística e atendimentos presenciais

Z7_0PGI1A013H092069AFVTR60C50

Desafio do negócio

Com a crescente demanda por serviços públicos ágeis e acessíveis, o Poupatempo enfrentou o desafio de digitalizar e disponibilizar online serviços que antes só podiam ser realizados presencialmente.

O objetivo era oferecer uma experiência eficiente, permitindo que os cidadãos resolvessem suas pendências de forma remota ou otimizassem o processo de agendamento.

  • Digitalizar a maior parte dos serviços oferecidos presencialmente.

  • Integrar o agendamento online com a plataforma GOV.BR.

  • Reduzir filas e melhorar a organização dos atendimentos presenciais.

  • Implementar uma plataforma robusta, segura e acessível para toda a população.

 

Z7_0PGI1A013H092069AFVTR60C52

Como a Almaviva Solutions ajudou

A Almaviva Solutions, em parceria com a PRODESP, criou o Portal do Poupatempo, facilitando a gestão de conteúdo por usuários sem conhecimentos técnicos e tornando o trabalho da equipe de comunicação muito mais ágil.

Z7_0PGI1A013HFC006PIRKE2GJ7O6

Resultados e impactos

A transformação digital do Poupatempo trouxe uma solução robusta que colocou o cidadão no centro das ações, alcançando resultados expressivos e de destaque em inovação no setor público.

O reconhecimento veio com o prêmio iBest 2023, onde o Poupatempo foi eleito a melhor iniciativa digital em governos estaduais, consolidando seu impacto na vida dos cidadãos paulistas.

  • 19 milhões de usuários ativos por mês refletem a ampla adesão da população.

  • 4,3 usuários acessam o portal por minuto, mostrando o ritmo constante de utilização.

  • 20 milhões de acessos via busca orgânica confirmam a relevância e visibilidade.

  • +5 minutos de tempo médio de navegação indicam o engajamento, usabilidade e navegabilidade.

  • O portal é acessado globalmente, em países como Estados Unidos, Indonésia, Reino Unido, Portugal, França e Alemanha, reforçando sua presença internacional.

Z7_0PGI1A013H092069AFVTR60C53

Quer fazer parte da nova era digital e descobrir como a tecnologia pode transformar as suas operações?

Entre em contato
Z7_0PGI1A013H092069AFVTR60CL0

Transformando desafios em resultados

Conheça as histórias de sucesso e veja como ajudamos nossos clientes a expandirem seus negócios e atingirem novos patamares na economia digital

Conte�do Complementar
${loading}